Cubo Mágico

     Oi galera, tudo bem com vocês??
     Pois é, estava eu arrumando meu armário e encontrei meu 'CUBO MÁGICO', já nem lembrava mais dele, tenho há pouco mais de um ano (eu acho). Até o ano passado eu deixava ele na mesa do meu computador e sempre que me inspirava tentava montar (consegui mais da metade, mas acabei voltando ao ponto zero =\ ).
     Hoje eu, meu pai e meus primos estávamos tentando montar mas ninguém teve muito sucesso... fazer o que né!!! Então resolvi buscar a história desse brinquedo (quebra-cabeça) fascinante (pelo menos pra mim é =P )
     Bom, tenho que confessar que desde que comprei esse brinquedinho meu pai quer desmontar ele só pra ver como é... heheheh. Fala sério né !!?!? E a minha mãe diz que fica tonta só de me ver com o cubo na mão tentando montar.


      O cubo mágico, também conhecido pelo nome de Cubo de Rubik, foi inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974 com a ideia de fazer uma peça que fosse perfeita geometricamente falando. Foi muito usado também para ajudar a criar e mostrar o conceito de terceira dimensão para os alunos de arquitetura. Então o primeiro protótipo do cubo mágico foi feito em madeira e com cada face pintada de uma cor diferente.
     Na década de 1980 o famoso brinquedo "cubo mágico" fazia muito sucesso entre as crianças e os adolescentes. Ele nada mais é do que um quebra-cabeça tridimensional quase que portátil.
     Geralmente é feito em plástico e tem várias versões e estilos diferentes. O cubo mágico mais comum é aquele que tem 6 cores diferentes. Certamente é um dos brinquedos e quebra-cabeças mais populares do mundo inteiro. Já foram vendidas mais de 900 milhões de unidades das suas diferentes variações. Para se ter uma ideia, o cubo mágico tem 43 quintilhões de combinações possíveis e imagináveis. Seriam necessários 136.000 anos para que a pessoa, em uma velocidade de uma combinação a cada 10 segundo pudesse fazer todas as combinações possíveis do cubo mágico.
     As combinações sempre levam o jogador ou a se perder no cubo mágico ou chegar mais perto da conclusão. O que importa é que dificilmente alguém consegue largá-lo antes de, pelo menos resolver uma das suas faces. É um desafio incansável. Quando mais você muda as cores e as faces dele, mais você tem a vontade de chegar a solução exata.
          CURIOSIDADES:
     1. O próprio inventor só conseguiu resolver o quebra-cabeça um mês após ele mesmo ter criado o cubo mágico pela primeira vez. É um desafio para a mente.
     2. A matemática também é muito usada na hora de se resolver o cubo mágico. Vários matemáticos já tentaram achar fórmulas e soluções para desvendar e resolver mais facilmente o cubo mágico. Dizem que a melhor solução para o cubo mágico na verdade chega a 18 movimentos apenas, ou seja, há de se tentar muito até se selecionar o cubo mágico.





  (cubo mágico 'desmontado' e 'montado')



 (cubos divertidos e didático, imagens no lugar das cores)


(cubo  dodecaedro - 12 faces - e um normal de 6 lados mas com 25 quadrados por face)


     Na internet tem vários sites que dão dicas de como montar o cubo, eu particularmente assisti um vídeo num desses sites mas até agora não consegui montar o meu, mas não desisto _o/
     E vocês?? Já conseguiram montar um?? Gostam desse quebra-cabeça??

Bom domingo pra todos
Beijos ♥

Comentários

  1. Sou péssima nisso!

    Nataly Nunes
    http://critiquinha.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal a ideia de falar sobre o cubo magico,sou meio complexado por NUNCA ter conseguido resolver esse quebra-cabeça,e sempre eu perdia eles pela casa e já alguns anos eu ainda não encontrei nenhum(vc deve ter recebido um sinal premonitório em ter achado o seu,fica esperta garota!!!).
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unhas da semana: Elke + Colorama

Esmaltes Panvel

Visita à Serra Gaúcha: Gramado e Canela