Internet, um meio de aproximar as pessoas

     Em meio a tanta correria do dia-a-dia as pessoas acabam perdendo contato com parentes e amigos e a internet tem como uma de suas funções aproximar as pessoas. Eu, por exemplo, moro no Rio Grande do Sul e tenho parentes e amigos no Paraná, em São Paulo, na Bahia, no Uruguai, nos Estados Unidos e em outros lugares mais que no momento não recordo. Meu pai é de Pelotas (cidade do sul do RS), temos parentes naquela região e a internet tem nos ajudado a encontrar muitos familiares com quem não temos contato há muito tempo. Hoje ele me pediu pra tentar achar uma afilhada dele com quem não tem contato há cerca de quinze anos.... Bem, foi a partir daí que me motivei a escrever sobre esse assunto!!!
     Quando comecei a pensar nesse post tinha como propósito principal falar apenas de como a internet aproxima as pessoas mas depois de um bate-papo pelo msn com minha amiga Jeh Bandaz e de ler alguns textos na internet resolvi escrever também sobre como esse meio de comunicação pode afastar as pessoas. Redes sociais como: Orkut, Facebook, Twitter, etc. E por que não e-mail e msn também?? São usados por muitas pessoas para manter contato com familiares e amigos que de alguma forma se tornaram distantes (nesse caso entenda-se distante por morar longe).
     Há PESQUISAS que mostram que a internet (e outras tecnologias) aproximam as pessoas. Porém, quando o uso deste meio de comunicação/entretenimento ultrapassa o limite da realidade e do tolerável se torna um VÍCIO. Outro fator preocupante que infelizmente vem se tornando comum na rede é que tem muita gente que usa a internet para fins ilícitos, como por exemplo, aplicar golpes, denegrir a imagem de outras pessoas, enfim, várias coisas que fazem com que as pessoas usem este importante meio com certo receio.
     O que não deveria acontecer é pessoas que moram na mesma casa, ou até mesmo na mesma rua, se comunicarem pela internet ao invés de pessoalmente. O seriado ON LINE (de uma rede de televisão aqui do RS) mostra um pouco de como é a vida de uma adolescente viciada em internet.


     A internet não deve ser usada como meio de isolar as pessoas do mundo real, mas sim um meio pelo pela qual elas consigam aproximar distâncias sem esquecer de quem está perto. As pessoas afastam-se de suas vidas sociais e utilizam da internet para amenizar isso.
     Muitas vezes acabamos por nos afastar de vizinhos e parentes próximos, e a web ajuda-nos a manter certa proximidade dessas pessoas. Além disso, a web traz certa comodidade em termos de proximidade, nos reaproxima de parentes os quais não vemos há tempos, pelo fato de morarem longe e simplesmente não termos tempo de revê-los, não por falta de vontade.... Mas e as pessoas que moram aqui do nosso lado?! Muitas vezes esquecemos as pequenas coisas, como tomar um chimarrão a tarde com os pais, conversar com os amigos, esquecemos os principais valores, algumas pessoas esquecem da ética, principalmente guris que querem brincar de ‘roubar’ Orkut dos outros ao invés de investirem em seus estudos, pais que não observam o que seus filhos estão fazendo em frente do computador. Pessoas que são mortas pelo simples fato de acreditarem numa falsa idéia de um ‘principe encantado’, os quais oferecem ‘mundos e fundos’, dando a falsa ilusão de que são as pessoas ideais para um relacionamento, e quando se encontram, acabam fazendo mais uma vítima.

     Bom galera acho que é isso aí...
     Agradeço a minha amiga Jeh Bandaz dos blogs Delicadamente Indelicada e Um brinde a ironia pela colaboração de idéias pro post.

     Boa semana a todos
     Bjos ♥

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Unhas da semana: Elke + Colorama

Esmaltes Panvel

Visita à Serra Gaúcha: Gramado e Canela